Os Lusíadas em quadrinhos: incrível adaptação do clássico de Camões

Artes, Destaque, HQ, Matérias Literárias

Ainda que você não tenha lido Os Lusíadas nas aulas de literatura na escola, você provavelmente já ouviu falar nesta obra. A obra é composta de dez cantos, 1.102 estrofes e 8.816 versos decassílabos, e narra a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama.

A maior obra épica da língua portuguesa, de Luís de Camões, foi transporta para os quadrinhos em 2006, pelas mãos do cartunista Fido Nesti. A obra faz parte da Série Clássicos em HQ, da editora Peirópolis. O primeiro volume da série foi a adaptação em quadrinhos de “Dom Quixote”, clássico de Miguel de Cervantes, de Caco Galhardo.

Em “Os Lusíadas em quadrinhos”, o leitor é guiado pelo próprio Camões nesta viagem incrível pela própria obra; Fido desenhou Camões contando sua história, tendo escrito apenas a Introdução.

2

Fido Nesti selecionou trechos de “Os Lusíadas” e transformou em uma HQ. Para fazer os desenhos, Nesti se inspirou em quadrinhos clássicos, como “Tintin”, e em filmes do tipo “Moby Dick”.


1

 

Para aqueles que se interessarem por conhecer a obra original de Camões, ou procurar algum canto específico, o site Os Lusíadas disponibiliza a obra dividida em cantos e estrofes.

2 comments

Comments are closed.