5 memes sobre ‘Cem Anos de Solidão’ feitos a pedido de uma professora

Destaque, Imagens, Listas, Notícias

“Cem Anos de Solidão” é, provavelmente, a obra-prima e mais famosa do autor colombiano Gabriel Garcia Márquez, além de ser uma das leituras chave para entendimento e apreciação do que foi o movimento de realismo mágico na América Latina. Para ajudar suas alunas de 17 anos a ter contato com a obra, porém, a professora chilena Jacqueline Bustamante resolveu que elas fariam algo diferente: leriam a obra e fariam memes sobre o universo criado por Gabo, apelido carinhoso dos fãs ao autor.

Na realidade cíclica de Cem Anos, somos apresentados a um século de história da família Buendía e da cidade de Macondo, fundada por eles mesmos, com seu tempo mítico sempre retornando como se fosse um círculo, gravidezes misteriosas fora do casamentos, relações incestuosas, conflitos e amores. A linguagem poética e a demonstração de um espírito latino forte na obra garantiram ao autor o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

Aconteceu que não apenas o pedido da professora foi inovador, como também os memes criados pelas alunas ficaram divertidíssimos, garantindo a ela alguns holofotes internacionais por meio do Facebook, onde as imagens chegaram a ser compartilhadas pela página Memes Literários.

“Ao fazer essa atividade elas precisavam captar a essência de determinados momentos da narração. Sem dúvida, o lúdico foi muito bom para conseguir que a leitura fosse significativa”, explicou a professora, que chegou a ser entrevistada pela BBC em espanhol. “Minha solidão como educadora que quis inovar se uniu à de muitos outros professores do mundo.”

O trabalho serve como exemplo também a vários educadores da área da literatura, que podem ver na tecnologia e na interação social pela internet uma nova forma de incentivar seus alunos à leitura e à interação textual.

Confira abaixo os memes realizados pelas alunas.

buendias incestuosos

A imagem acima brinca com as relações incestuosas travadas ao longo do romance e que têm papel essencial pro desfecho dele.

nome novo pra um buendia

quando contam que se chama aureliano

Como forma de representar o quanto os nomes em seu país pareciam sempre iguais, passados de pai para filho patriarcalmente, Gabo repetiu e recombinou os nomes de José Arcádio, Arcádio e Aureliano ao longo do livro, causando uma comum confusão em alguns leitores sobre quem está sendo narrado no momento.

pilar ternera

quando jose arcadia engravida pilar

Pilar Ternera é uma das fundamentais personagens femininas da obra, que chega a engravidar de dois importantes membros da família Buendía.