Câmera de 100 anos é encontrada com fotos 3D da Primeira Guerra Mundial

Destaque, Fotografia, Gif, Imagens

[Postado por Iphoto Channel]

Cada lâmina é um pedaço da história em forma fotográfica e fico arrepiado cada vez que coloco uma lâmina de vidro para ver no visualizador estéreo 3D”, diz Hughes.

A história é mais ou menos conhecida: você e uma liquidação de usados, seja num bazar ou numa garagem. De repente, de uma hora pra outra, você se torna um arqueólogo. Essa é a história de Chris Hudghes, um canadense que em 2013 encontrou por acaso uma câmera usada na Primeira Guerra Mundial cuja funcionalidade era fazer fotos em 3D. Com mais de 100 anos a câmera possui vários slides de vidro que montam  a imagem em três dimensões da cena através de um visualizador. O resultado é precário, mas não deixa de ser fascinante.

Esta câmera chama-se  Verascope e foi construída no século 19 por Jules Richard. Ela fotografava com placas de vidro e foi a pioneira na fotografia em estéreo. A unidade em especial foi usada pelo exército francês durante a Primeira Guerra Mendial. Por sorte, a câmera e seus slides continuavam em bom estado.

Confira algumas imagens feitas pela câmera:

iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (1)iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (2)iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (3)iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (4)iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (6)

iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (7)iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (8)iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (9)iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (10)

iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (11)iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (12)iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (13)iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (14)iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (15)iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (16)iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (17)

O efeito 3D da câmera só pode ser visto através dos próprios slides reproduzidos pela câmera que estão, agora, perto no estúdio A Nerd’s World, propriedade de Chris Hughes, em Toronto, Canadá. Porém, para aqueles que estão longe, é possível ter um vislumbre dessas fotografias 3D através dos GIFs abaixo:

iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (12)

iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (13)

iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (11)

iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (9)

iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (7)

iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (6)

iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (4)

iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (3)

iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (2)

iphoto-camera-3d-primeira-guerra-mundial (1)

Fonte: http://iphotochannel.com.br/historia-da-fotografia/camera-de-100-anos-e-encontrada-com-fotos-3d-da-primeira-guerra-mundial
Matéria original de Ruca Souza