6 músicas brasileiras que você não sabia que eram versões

Artes, Música

Olá, querido leitor, gostaria de começar a matéria com uma questão: sabe quando você perde o chão pois percebe que uma música que você ouviu durante toda a sua vida é, na verdade, uma versão de uma música do exterior? – O que pode causar um misto de indignação e curiosidade ao mesmo tempo, é, eu sei – Ou então aquela sensação de “já ouvi essa música antes, mas… de onde?”. Bem, nessa matéria nós temos espaço para ambas as reações. Com músicas que muitas vezes achamos ser originalíssimas do Brasil, e que, no entanto, são versões de outras músicas vindas do exterior.

Vamos conferir logo, então, de que músicas se tratam:

1- Eva – Banda Eva X Eva – Umberto Tozzi

Nossa querida Eva foi originalmente lançada em 1982 por Umberto Tozzi e, apenas em 83 foi regravada pela banda Rádio Taxi, aqui no Brasil. Daí, só em 1997 Ivete Sangalo quando fazia parte da Banda Eva cantou-a da maneira “carnavalesca” que muitos de nós conhecemos hoje. Vale apena conferir essa progressão.

Umberto Tozzi (Original)
Rádio Taxi

 

2- Marvin – Titãs X Patches – Chairman of the Board

Marvin, do álbum “Go Back” de 1988 da banda Titãs, na verdade é uma versão de Patches, música de country/soul, que ficou mais conhecida pela regravação de Clarence Carter.  Vale ressaltar que a versão original foi vencedora do Grammy de 1971.

Chairman of the Board

Clarence Carter

 
Titãs

 

3- Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones Os Incríveis/Engenheiros do Hawaii X C’era un ragazzo che come me amava i Beatles e i Rolling Stones – Gianni Morandi e Franco Migliacci

Pois é… O garoto que tanto amava os Beatles e os Rolling Stones na verdade vem da Itália. A música, por mais que aqui tenha estourado com a versão dos Engenheiros do Hawaii – e que, na verdade, foi um cover da versão de 1968 da banda Os Incríveis –, foi lançada originalmente por Gianni Morandi, em 1966.

Gianni Morandi  (Original)

Os Incríveis

Engenheiros do Hawaii

 

4- Trac-Trac – Paralamas do Sucesso/Track Track – Fito Páez

Dame tu amor, solo tu amor ♫

É… Esse refrão contagiante na verdade vem do Hermano Fito Páez – um dos precursores do rock argentino, diga-se de passagem –, lançada em 1987 no disco “Ciudad de pobres corazones”, Track Track teve sua versão brazuca gravada em 1991, no álbum “Os Grãos” dos Paralamas do Sucesso, sendo uma das mais tocadas do ano.

Fito Páez (Original)

Paralamas do Sucesso

5- Astronauta de Mármore – Nenhum de Nós X Starman – David Bowie

Há uma certa polêmica em torno da versão feita pela banda Nenhum de Nós, já que a letra não se encaixa em quase nada com a original. A banda chegou a explicar que fez ligações com outras músicas do cantor e, como vale lembrar, a versão foi autorizada pelo próprio Bowie, então…

David Bowie (Original)
Nenhum de Nós

 

6- Meu Sangue Ferve Por Você – Sidney Magal X Oh, Cuanto Te Amo – Sabú

Mais um Hermano para a lista. Dessa vez, a música veio do cantor, hoje falecido, conhecido como Sabú. Sidney Magal que me perdoe, mas, convenhamos, essa música em castelhano dá o toque que sempre senti faltar na versão brasileira da música.

Sabú (Original)

Sidney Magal

Bônus:

E para finalizar, deixo agora um vídeo em que Frank Sinatra canta com Tom Jobim um misto da música original com uma versão em inglês da música feita por Norman Gimbel. Ponha seu melhor fone de ouvido, escolha as versões que mais te agradam, e aproveite a(s) música(s).