Museu Americano disponibiliza mais de 400 livros de arte para download

Artes

O que você faria, leitor, se quisesse muito encontrar um livro sobre Xadrez? Ler as características do jogo, o seu surgimento, como ele funciona/as estratégias nos mais diversos continentes? Ou então ler sobre (e ver) os desenhos anatômicos que Da Vinci fez? Ou, quem sabe até, encontrar uma coletânea de desenhos dos raros manuais de esgrima e duelos com espadas? Talvez você conseguisse encontrar um desses livros, ou algo relacionado, em uma livraria, ou site, mas é possível que o preço o faça colocar o livro de volta na estante, provavelmente em um lugar escondido para que ele fique lá, a sua espera. Seria, de fato, leitor, bastante triste para você e para o livro.

Mas, agora, leitor, relaxe um pouco, pois você pode começar a guardar um pouco do seu dinheiro e separar um pouco mais do seu tempo livre. Por que?

Bem, o MET (Metropolitan Museum of Art) de Nova York, ao longo do tempo tem agido com uma proposta interessante: oferecer “cinco décadas de publicações em história da arte do Met Museum, disponíveis para leitura, download e/ou busca de graça”. Isso mesmo, o próprio Museu disponibiliza parte do seu catálogo online para que possamos ler, pesquisar, consultar e até baixar alguns desses livros, e, recente e incrivelmente, esse catálogo atingiu a marca de 465 livros de arte disponíveis!

E como disse, lá você encontra desde manuais de esgrima e duelo, a obras que retratam arte africana, arquitetura e arte medieval, ou até mesmo arte islâmica na Espanha, caso seja do seu interesse. Basta seguir o catálogo que está em ordem alfabética ou então utilizar as ferramentas de busca, na lateral esquerda do site – que é bem completa, diga-se de passagem.

Bem… agora, vou finalizar a matéria para que você tenha tempo de olhar o catálogo do MET. O Link se encontra logo abaixo.

Obs.: já comecei a baixar os meus!

MetMuseum