Renovando a música clássica: 7 vídeos da orquestra carioca Johann Sebastian Rio

Artes, Destaque, Música, Notícias

Nem que tenha sido só nos desenhos da época de infância, todo mundo já ouviu pelo menos alguma música clássica. Pode ser que nem todos saibam dizer quando é Tchaikovsky ou Beethoven ou Vivaldi, mas o fato é que uma ou outra vez você já deve ter ouvido um dos grandes clássicos da música erudita.

Com a proposta de trazer a música clássica para o século XXI e torná-la acessível e acessada para/por mais pessoas, a orquestra carioca Johann Sebastian Rio aparece na cena da música erudita como uma orquestra inovadora, que consegue unir com maestria o melhor da música clássica com o que há de mais divertido e leve do contemporâneo. A orquestra teve sua estreia em novembro de 2014, inicialmente lançando vídeos na internet para, depois, ocupar os mais prestigiosos palcos do Rio, como a Sala Cecília Meirelles e a Cidade das Artes.

Seu vídeo de estreia mostra qual é a proposta do grupo:

Com o slogan “A orquestra que faltava”, a Johann Sebastian Rio faz homenagem a um dos maiores compositores da música clássica, o alemão Johann Sebastian Bach. Formada por músicos e musicistas jovens e extremamente talentosos, o grupo une a erudição ao pop, incorporando elementos do cinema e da música popular ao seu repertório, com uma fotografia e estética únicas.

A série “Você nem imagina” traz vídeos que contam incríveis histórias ao som de algumas das mais importantes músicas clássicas de todos os tempo. Confira, abaixo, 5 vídeos da série:

1- Se meu fusca tocasse

2- Um casamento voador

3- Casa nova

4- Pequena serenata sonâmbula

5- Quase olímpicos

6- Shostarock

Assista também o vídeo “A violinista”, que aborda o tema da desigualdade de gênero e contou com a participação da atriz Carol Castro.

Você pode ver mais vídeos da Orquestra em seu canal do YouTube e mais informações em sua página do Facebook.