5 aplicativos para quem ama literatura

Listas

Se você adora ler e tem um smartphone, seja ele Android ou iOS, provavelmente você já deve ter lido alguma obra em e-book no celular, não? Se ainda não leu, as dicas literárias de hoje vêm para ajudá-lo a conhecer melhor o mundo digital da literatura da melhor forma possível. Caso você já goste de ler e-books, seja no celular ou tablets, com os aplicativos dessa lista a sua leitura se tornará muito mais dinâmica e imersiva.

Imagine livros digitais não só ilustrados, mas com uma trilha sonora que cria a atmosfera perfeita, com animações interativas que acompanham o desenvolvimento da narrativa e fontes adaptadas a essas interações, que revelam o texto de acordo com a interação. Imaginou? Agora veja tudo isso se tornar realidade com a lista abaixo, basta ter um smartphone e algum espaço para instalar aplicativos nele (e alguns trocados, pois a maioria desses aplicativos são pagos, mas vale a pena!).

Além de livros interativos, outro tipo de aplicativo interessante é um que é em estilo aquels antigos tamagochis, que o jogador tem que alimentar, botar para dormir, dar banho e jogar mini joguinhos para ganhar pontos e comprar mais comida para ele. Agora imagine tudo isso mas com um bichinho virtual submarino nada meigo (apesar de a ilustração ser muito fofa!) inspirado em uma criatura de H.P. Lovecraft. Gostou da idéia? Então veja a lista abaixo, instale os aplicativos, leia os livros interativos e comente o que você achar deles. Se faltar algum aplicativo interessante de literatura nessa lista, indique para nós comentando pelo Facebook!

 

  1. iPoe

Com esse aplicativo, você lê alguns dos melhores trabalhos de Poe no celular a qualquer hora e de forma interativa. Os contos e poemas vêm acompanhados de uma bela trilha sonora e ilustrações interativas que se alteram conforme você toca na tela ou move o dispositivo. O aplicativo fez tanto sucesso que já teve duas sequências. O 1 e 2 estão disponíveis para Android, já o iPoe 3 infelizmente (para os proprietários de Android) ainda só está disponível para dispositivos iOS.

No primeiro volume temos os contos O Retrato Oval, O coração Denunciador, A mascada da Morte Vermelha e o poema Annabel Lee, além de uma pequena biografia de Poe ilustrada.

Já o volume 2 traz o poema O Corvo, Hop-Frog e O Gato Preto. O iPoe 3 inclui O Barril de Amontillado, Os fatos do caso de senhor Valdemar, El Dorado e o poema Sozinho.

  1. iLovecraft

Depois do sucesso dos livros digitais de Poe, foi lançado também um aplicativo maravilhoso chamado iLovecraft. Incrivelmente imersivo, neste aplicativo as animações pulam do nada, a iluminação aumenta e diminui, luzes verdes surgem e criaturas que parecem o Chtulhu espreitam em cada página. Também com uma trilha sonora incrível, esse livro digital inclui as obras Dagon, The Hound, A Janela e também uma biografia ilustrada do autor. Todos os aplicativos estão disponíveis nos idiomas Português, Inglês e Francês (apesar de o título do conto The Hound permanecer em inglês!). Enfim, é essencial para fãs de leitores de H.P. Lovecraft e de literatura de terror, fantasia e ficção científica em geral.

  1. iDickens

Dos mesmos criadores de iPoe e iLovecraft, também vieram mais títulos interessantes: um deles é uma seleção de obras do grande Charles Dickens. Leia no seu dispositivo obras como Um Contos de Natal, com ilustrações interativas e trilha sonora.

  1. iWilde

Um autor que não poderia faltar nessa coleção é o imortal Oscar Wilde, certo? Leia a qualquer hora no seu celular obras de Wilde como o poema O Rouxinol e a Rosa, o Príncipe Feliz, entre outras. A coleção iClassics também inclui edições chamadas iDoyle, com contos de Sherlock Holmes, iIrving, com A Lenda de Sleepy Hollow (do cavaleiro sem cabeça) e iLondon, com uma seleção de contos do escritor Jack London. Conheça mais no site oficial da coleção aqui ou procure pelos títulos na Playstore ou Appstore.

  1. Cthulhu Virtual Pet

E não só de livros virtuais que é formada essa lista. O nosso quinto item é um bichinho virtual para o seu celular que é nada mais nada menos do que o próprio Chtullu em pessoa. Isso mesmo! Crie, alimente, dê banho e coloque pare dormir o maior ser lendário da mitologia de Lovecraft. Ele começa como um bebê polvo e vai crescendo, até ficar muito grande e realmente com cara de um ancião mitológico. O alicativo inclui alguns mini joguinhos que você pode e deve jogar para conseguir moedas e comprar alimentos e medicamentos para o bebê Chtullu e também para restituir or oradores. Mas cuidado, se ele não for alimentado ou ficar de mal humor, ele comerá seus adoradores e demorará mais tempo para evoluir. Este aplicativo é gratuito, baixe ele para Android aqui ou para iOS aqui.