Leituras #37: Descobrindo o Islã no Brasil, de Karla Lima

Destaque, Leituras, Matérias Literárias, Resenha

Você conhece o Islã? Sabe quantos muçulmanos residem no Brasil? Conhece suas vidas, suas histórias, seus costumes? Se você se interessa pelo fascinante mundo da religião, existe um livro que você precisa ler para conhecer o islamismo.

Lançado em 2016 pela Editora Hedra, o livro Descobrindo o Islã no Brasil, da jornalista Karla Lima, busca traçar o histórico do Islã em nosso país. A partir de entrevistas com muçulmanos e muçulmanas que contam suas experiências, a autora cartografa a história da religião e dá ao leitor um mapa muito interessante sobre seu surgimento e sua ascensão.

O que faz este livro essencial para todos aqueles interessados em buscar conhecer um pouco mais sobre o islamismo é não só o incrível trabalho de pesquisa realizado pela autora – que foi muito além dos livros e mergulhou, de fato, na história dos muçulmanos e do Islã -, mas também (e talvez principalmente) o cuidado e a gentileza com que Karla Lima aborda e nos conta as histórias daqueles e daquelas que abriram suas vidas diante de um gravador.

O livro poderia ser uma compilação histórica da religião no mundo e no Brasil; ou poderia ser um apanhado de entrevistas que, expondo as vidas alheias, busca nelas ilustrações para aquilo que quer narrar. Descobrindo o Islã no Brasil, pelo contrário, é um dos poucos livros que tem a capacidade fascinante de juntar o que há de público na História com o que há de íntimo nas histórias. As vidas que habitam o livro se entrelaçam à intensa pesquisa de fatos, datas e personagens religiosos de modo que um complementa o outro, numa harmonia que não só transforma a leitura numa experiência agradável como, também, parece estar atrelada a um compromisso ético de uma autora que, jornalista, se mostra também pesquisadora e, acima de tudo, humana. Para além das histórias narradas, a própria Karla também aparece, linha após linha, nos contando como foi, ela também, afeta por aquilo que ouvia.

Por estas razões, fujam dos manuais sobre religião, abandonem os guias rápidos para entender o Islã ou os muçulmanos. Leiam este livro, porque ele não só ensina sobre este fascinante tema como também mostra com habilidade ímpar como se faz um excelente trabalho jornalístico e de pesquisa.