As melhores frases de Coração de Aço, de Brandon Sanderson

Destaque, Leituras, Matérias Literárias, Romance

Coração de Aço, de Brandon Sanderson, é uma incrível aventura que inverte a lógica dos super-heróis: neste mundo, aqueles que se descobrem com poderes tornam-se vilões e dominam as cidades, escravizando os povos e causando dor e sofrimento. Nova Chicago é uma desses lugares. Dominada por Coração de Aço, a cidade vive na escuridão por conta de outro desses vilões – chamados de Épicos – Punho da Noite. No entanto, David, um jovem rapaz que teve seu pai morto por Coração de Aço resolve vingá-lo e, em seus estudos, encontra um grupo de resistências: Os Executores. Ao lado deles, David vai em busca de sua missão final.

O NotaTerapia separou as melhores frases da obra. Confira:

Você nunca sabe o quanto vai gostar de algo até tentar.

Ela atira como um sonho e carrega pequenas granadas na blusa, um pedaço atordoado da minha mente pensou. Acho que estou apaixonado.

Eles se surpreendiam com a desumanidade absoluta que alguns Épicos manifestavam. Será que os Épicos matavam porque Calamidade tinha escolhido – por qualquer motivo – apenas pessoas horríveis para ganhar poderes? Ou matavam porque poderes incríveis como esses deturpavam uma pessoa, tornando-a irresponsável?

Muitas coisas sobre eles não combinam com o que a ciência diz que deveria acontecer. Às vezes me perguntou se eles surgiram porque nós achávamos que podíamos explicar tudo.

Você tem paixão por matar, mas precisa encontrar a paixão por viver.

Não é algo básico à constituição da mente humana saudável. Na maioria das situações, elas farão tudo que puderem para evitar matar. Lembre-se disso, pois pode te ajudar um dia.

Considerações morais haviam parado de me incomodar anos atrás. Quem tinha tempo para moral num mundo como este?

Se não lutarmos, a humanidade está condenada. Nós lentamente nos tornamos ovelhas para os Épicos, escravos servos. Estragados. Não se trata apenas de vingança ou retribuição, mas de sobrevivência da nossa raça, de os homens serem mestres de seu próprio destino. Eu escolho sofrimento e incerteza em vez de me tornar um servo.

Por que, às vezes, você tem que dar uma ajuda aos heróis.

Há coisas maiores que os Épicos, pensei. Há vida, a amor e a própria natureza. Onde existirem vilões, existirão heróis. Eles virão.

Os homens neste mundo, Épicos inclusos, sumiram no tempo. Eu poderia ser um verme para ele, mas ele mesmo era um verme no esquema maior do universo.

Edição: Editora Aleph, 2016