5 filmes de Natal para quem não curte tanto a data

Sem categoria

Chegamos em dezembro e logo virá a fatídica data, aquela que as crianças e o comércio adoram, mas por algum motivo, muitos adultos não gostam muito ou simplesmente odeiam. Seja por não gostar de todo o alarde comercial da data, por ter memórias de infância que não mais se repetem e tornam a data uma época de nostalgia sem fim, seja por não concordar com o histórico religioso da data, ou simplesmente por não ter muito dinheiro para comemorar, o fato é que Natal é uma época que divide opiniões: enquanto muitos amam, muitos odeiam ou não gostam muito, não se importam muito com a data. E o cinema é uma prova disso. Enquanto há diversos filmes que retratam completamente a alegria e o espírito de Natal em toda a sua prosperidade (ou é isso que querer transparecer), em obras como as cinco seguintes, vemos situações problemáticas que se passam nessa época do ano, as quais acabam sendo resolvidas de uma forma ou de outra, mas ainda assim mostram como mesmo no Natal é possível e até mais do que normal não ser assim tão feliz. Veja a lista abaixo e tenha um feliz e sombrio Natal!

Krampus

Segundo a lenda, há uma criatura chamada Krampus, que é a sombra do Papai Noel. Ele aparece para aqueles que não acreditam no Natal. Neste filme, vemos uma família em desunião que acaba se tornando uma vítima dessa criatura. Um filme de terror de Natal não é algo que vemos todos os dias, então é uma boa pedida para dar um clima mais sombrio na noite natalina.

O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas)

Neste clássico de Tim Burton, vemos o esqueleto Jack, rei da cidade do Halloween, ficar entediado com sua rotina de sustos e acabar encontrando um portal para a cidade do Natal. O esqueleto fica encantado com a magia do Natal e tenta ele mesmo se tornar o Papai Noel. No entanto, ao tentar explicar o sentimento de alegria do Natal para as criaturas assustadoras da Terra do Halloween, Jack acaba tendo menos sucesso do que esperava, o que resulta em uma noite de Natal um tanto original, mas não tão feliz quanto Jack desejava que fosse. Enfim, este filme é clássico imperdível para assistir no Halloween e no Natal.

O Grinch (How the Grinch stole Christmas)

Inspirado na famosa obra de Dr. Seuss, neste filme conhecemos a praticamente mágica cidade dos Quem (Who), o quais parecem incrivelmente felizes e dedicados à celebração do Natal. Porém, uma criatura verde e nada alegre, que odeia o Natal, resolve por um fim a essa alegria toda, roubando o Natal. O filme com Jim Carrey e a pequena Taylor Momsen traz aquela sensação de final de ano que consegue até alegrar os mais sombrios coraçõezinhos daqueles que, assim como o Grinch, odeiam o Natal ou não simpatizam muito com essa época do ano.

Gremlins

Quando o presente de Natal de um jovem, Gizmo, um bichinho fofo e misterioso dado a ele por seu pai após uma viagem, acaba dando origem a monstrinhos que se reproduzem sem controle ao menor toque de água ou quando são alimentados após a meia-noite, a cidade se torna um caos. O filme não é exatamente focado no Natal, mas se passa na época natalina e uma personagem central tem um trauma e tanto com o Natal, que é revelado no decorrer da narrativa. Super recomendado para quem quer se divertir e gosta de alguns sustinhos básicos e hilários de vez em quando, pois as criaturinhas que tomam a cidade são engraçadas, mas conseguem ser sorrateiras de forma a dar uns bons sustos.

Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol)

Inspirado no livro homônimo de Charles Dickens, este filme de animação conta a história de Scrooge (dublado por Jim Carrey), um velho rico e muito ganancioso que sempre só pensou em dinheiro. Até que um certo Natal, ele vê o fantasma de seu antigo sócio, e também os fantasmas de natais passados e futuros. Tais visões mudam a perspectiva de Scrooge, que começa a valorizar o espírito natalino, assim como a companhia das pessoas que o cercam.