18 curiosidades sobre a vida e a obra de Clarice Lispector

Autores, Biografia

[Postado por Mais Curiosidades]

“O óbvio é a verdade mais difícil de enxergar.”

Clarice Lispector é um dos mais importantes nomes da literatura nacional. Cada vez mais citada na internet (leia aqui por que Clarice Lispector é tão citável?), muitas pessoas têm interesse em conhecer um pouco mais sobre a escritora que marcou tantos leitores. O site Mais Curiosidades fez uma lista bem bacana com 18 coisas que você deveria saber sobre Clarice, e estamos disponibilizando ela aqui para que todo mundo fique por dentro de fatos e curiosidades sobre a escritora. Confira:

1- Nascimento

Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, em 10 de dezembro de 1 920. Veio para o Brasil ainda bebê (mais propriamente com um ano e dois meses de idade). Seus pais se estabeleceram primeiro em Maceió e depois em Recife.

2- Nome de batismo

Seu nome verdadeiro era Haia Pinkhasovna Lispector. Seus pais se chamavam Pinkouss Lispector e Mania Krimgold Lispector.

3- Nacionalidade

Clarice afirmava com frequência que a sua verdadeira pátria era o Brasil e que seu estado de origem era Pernambuco.

4- Morte

Ao morrer, foi enterrada no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro. Sempre quis ser sepultada no Cemitério João Batista, mas o corpo foi recusado por ela ser judia.

5- Poliglota

Além do íidiche (língua falada em casa) e do português, Clarice falava inglês e francês.

6- Faculdade

Se mudou para o Rio de Janeiro aos 15 anos de idade. No Rio, estudou Direito na então Universidade do Brasil e começou a publicar os seus primeiros contos.

7- Primeira publicação

Clarice Lispector publicou o seu primeiro conto com apenas 19 anos. Perto do Coração Selvagem, seu primeiro livro saiu quando a escritora tinha 24 anos.

8- Casamento

Casou com o colega de faculdade Maury Gurgel Valente, futuro pai de seus dois filhos. Quando Maury começou a exercer a carreira diplomática, passou a acompanhá-lo nas suas viagens ao exterior. Morou na Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Suíça.

9- Trabalho voluntário

Aliás, você sabia que Clarice trabalhou como assistente voluntária junto ao corpo de enfermagem da Força Expedicionária Brasileira na Itália durante a Segunda Guerra Mundial?

10- Primeiro filho

O primeiro filho nasceu na Suíça e o segundo, nos Estados Unidos.

Leia AQUI “A força das personagens femininas de Clarice Lispector”

11- Incêndio

Feriu-se gravemente ao tentar apagar um incêndio em seu quarto no Rio de Janeiro. Detalhe: o incêndio foi provocado por um cigarro que Clarice esquecera aceso.

12- Colunas de jornal

Trabalhou como colunista nos jornais Correio da Manhã, Diário da Noite e Jornal do Brasil. Foi também redatora do Departamento de Imprensa e Propaganda do governo Getúlio Vargas.

13- Traduções

Trabalhou como tradutora para a então editora Artenova. Traduziu autores como Agatha Christie, Oscar Wilde, Edgar Allan Poe e Anne Rice.

14- Amizades

Foi amiga de escritores como San Tiago Dantas, Rubem Braga, Fernando Sabino e Lúcio Cardoso (por quem, aliás, mantinha uma grande paixão).

15- Bruxaria?

Chegou a viajar para a Colômbia para participar de um congresso mundial de bruxas.

16- Principais obras

Algumas de suas principais obras: Perto do Coração Selvagem, A Maçã no Escuro, A Paixão Segundo G. H., A Cidade Sitiada, A Legião Estrangeira, A Hora da Estrela e Água Viva.

17- Cazuza

O cantor e compositor Cazuza (ex-Barão Vermelho) jurava ter lido Água Viva 111 vezes.

[Matéria original no link: http://www.maiscuriosidade.com.br/18-coisas-que-voce-devia-saber-sobre-clarice-lispector/]