12 meses de Poe: conheça o desafio de leitura online

Matérias Literárias

A obra de Edgar Allan Poe é icônica por seus contos mais macabros e pelo poema O Corvo. No entanto, muitos leitores conhecem poucos dos contos de Poe, e muitos leitores sequer conheciam o autor até não muito tempo. Porém, a internet sempre funciona como uma grande porta para conhecer melhor o mundo, inclusive o da literatura, e há sites maravilhosos para isso. E tendo exatamente esse princípio em mente, de fomentar a obra de Poe no Brasil, a apresentando mais e melhor aos leitores que o conheciam pouco ou que ainda não o conheciam, foi que a blogueira, publicitária e estudante de psicologia Anna Costa criou o projeto 12 meses de Poe.

O projeto funciona assim: em janeiro de 2016, a Anna publicou no site dela o post que deu início ao projeto, que mostra um calendário contendo um conto do Poe por mês (incluindo contos menos conhecidos, o que é ótimo para que os leitores adentrem melhor o universo do autor), e no post também explica que a ideia do projeto é a seguinte: os leitores devem ler o conto do mês, comentar no tópico do grupo no Facebook e postar resenhas vinculadas ao desafio, usando a hashtag #12mesesdepoe.

Simples e eficiente, não? Uma leitura coletiva e com discussões interativas dos contos online, para que mais leitores conheçam mais e melhor e troquem ideias sobre os contos do autor. Além disso, para quem não tiver acesso aos livros físicos, a Anna sempre posta o conto do mês no grupo, em versão traduzida, e indica links onde eles podem ser encontrados no idioma original em inglês.

Acima vemos como foi o cronograma das leituras de 2016, e o projeto continua em 2017. Veja abaixo o cronograma das leituras desse ano, cujas serão todas inclusas em um pdf editado pela Anna e postado no grupo do projeto. Veja mais informações sobre o segundo ano do 12 meses de Poe no post do blog que explica o projeto. Conforme você pode ver na lista abaixo, as leituras desse ano incluem também poemas, e logo serão anunciadas atividades extras, além das leituras coletivas comentadas e resenhas.

Agora que você já conhece o projeto, acompanhe abaixo a breve entrevista que fizemos com a criadora do projeto sobre como surgiu a ideia e como foi o primeiro ano do projeto.

NotaTerapia – De onde surgiu a ideia do projeto 12 meses de Poe? E por que o Poe?

Anna Costa – A ideia do projeto surgiu quando vi que eu havia lido pouca coisa dele além do que era mais conhecido. Então pensei em ler um conto dele todo mês, mas para me animar achei que um desafio público serviria tanto pra isso quanto pra apresentá-lo pra quem nunca havia lido nada dele. Depois de um ano posso dizer que consegui atingir ambos os objetivos. 🙂

Escolhi o Poe por ser meu escritor favorito, além de autor de diversos gêneros, o que poderia agradar diversos públicos.

NotaTerapia – Como você conheceu o Poe?

Anna Costa –Acho que foi na escola, naqueles livros de literatura que mostravam todos os gêneros, devo ter visto o nome dele a primeira vez por lá. Lembro de uma vez, era adolescente sem grana, que passei num dos únicos sebos da cidade em que morava e vi aquela edição da Abril com a lombada dourada, mas não tinha dinheiro então escondi o livro atrás de umas enciclopédias, quando voltei pra buscar uns dias depois já havia sido vendido. Anos depois consegui comprar a edição em outro lugar, é minha favorita até hoje.

NotaTerapia – Como foi até agora a experiência de ver os leitores dividirem suas leituras no grupo e compartilharem resenhas?

Anna Costa – Sinceramente? Uma das melhores coisas que me aconteceram ano passado. Em diversos momentos de 2016 alguma pessoa me enviava uma mensagem ou um email dizendo o quanto o desafio estava sendo importante, aquilo me revigorava de um tanto! Em uma pesquisa de final de ano que fiz, 46% das pessoas que participaram nunca tinham lido nada dele, e todas elas gostaram demais, então isso é extremamente gratificante pra mim. Não é a toa que em 2017 faremos tudo de novo. <3