16 livros que você precisa ler antes de ver suas versões cinematográficas!

Cinema, Matérias Literárias

Matéria traduzida e adaptada do BuzzFeed

1- O Caçador de Pipas – Khaled Hosseini

Por que você deve lê-lo: Porque irá partir seu coração nas melhores maneiras possíveis. Localizada no Afeganistão, a história traz dois garotos de classes sociais diferentes que se tornam amigos muito próximos – e isso só para uma tragédia mudar tudo. É um romance surpreendente e que você não irá se arrepender de ler.

2- Grandes Esperanças  – Charles Dickens

Por que você deve lê-lo: Um clássico de Dickens sempre vale a pena ser lido – ou relido, caso você já tenha o feito. Essa é uma brincadeira com os contos de gente rica que traz a história de Pip, um menino órfão, que passa seus dias na casa da Sra. Havisham a pedido dela, na intenção de entreter a sua filha adotiva, que o menospreza pela sua classe social mais baixa. Mas, quando Pip recebe um generoso presente de um misterioso benfeitor, sua vida muda…

3- Guerra Mundial Z – Max Brooks

Por que você deve lê-lo: Mesmo que você não esteja se preparando para um apocalipse zumbi, os “eventos históricos” desse livro vão fazer você ficar preso nele. A história é contada por meio de vários relatos e entrevistas de pessoas que sobreviveram à Guerra Zumbi e trazem o terror absoluto desse evento desastroso.

4- O menino do pijama listrado – John Boyne

Por que você deve lê-lo: Esse livro vai fazer com que você sinta todos os sentimentos possíveis. LITERALMENTE. TODOS. A história, que se passa durante o Holocausto, conta-nos da vida de Bruno, de 9 anos de idade, que é forçado a se mudar para uma casa de campo onde uma cerca alta o separa de um outro garoto com a mesma idade. Eles se tornam amigos, mas tão logo Bruno descobre a razão de estarem separados. É uma história brutal e honesta que você jamais vai se esquecer.

5- Carrie, a Estranha – Stephen King

Por que você deve lê-lo: É do Stephen King – e isso deveria ser motivo o suficiente para você ler. Carrie é uma garota isolada socialmente com um segredo assombroso: ela é capaz de mover as coisas com o poder da sua mente. Ela é atormentada pelos seus colegas de classe e tenta manter sua cabeça erguida – ela tenta.

6- Minha vida agora – Meg Rosoff

Por que você deve lê-lo: Esse romance vencedor do prêmio Pulitzer possui um desenvolvimento de personagem espetacular e um tom extremamente honesto e realista. Daisy é enviada para morar em uma área Rural da Inglaterra com seus primos, onde eles têm uma liberdade ilimitada para fazerem o que lhes bem entender. Mas com as sombras da guerra pairando no horizonte, e a Inglaterra sendo ocupada, eles são levados a um lugar supostamente seguro.

7- Jogos Vorazes: Em chamas – Suzanne Collins

Por que você deve lê-lo: Toda a saga vale a pena de ser lida embora esse seja o segundo livro da Trilogia. Numa sociedade distópica que selecionou dois jovens para ganhar os “Jogos Vorazes”, Katniss e Peeta lutam por sobrevivência – e “Em Chamas” começam com as terríveis consequências desses jogos.

8- As Virgens Suicidas – Jeffrey Eugenides

Por que você deve lê-lo: É um livro cheio de suspense, emoções e tragédias – tudo de uma vez. A história tenta trazer à luz o porquê de cinco irmãs terem suicidado num espaço de tempo de um ano, mas pelo ponto de vista de um grupo de garotos que moram na vizinhança.

9- Holes – Louis Sachar

Por que você deve lê-lo: Esse livro é encantador, de leitura rápida com um pouco de mistério no meio. Quando Stanley Yelnats é injustamente acusado de roubo, ele escolhe ir para o Acampamento Greek Lake ao invés da cadeia. Lá, cada condenado é obrigado a cavar um buraco de cinco metros, o que provoca muita confusão na sua cabeça, até que ele perceba que o diretor está procurando por algo. Mas o que, exatamente?

10- O lado bom da vida – Matthew Quick

Por que você deve lê-lo: Você irá se apaixonar muito mais por esses personagens nas páginas do que pelos atores na telinha. Pat Peoples é liberado de uma clínica de reabilitação para saúde mental, mas ainda é obcecado pela sua ex-esposa. Então ele é apresentado à Tiffany, que tem lutas obscuras constantes consigo mesma. No meio disso, os dois tentam formar uma amizade, apesar de todas essas lutas com os próprios demônios do passado.

11- O corcunda de Notre Dame – Victor Hugo

Por que você deve lê-lo: Apesar de o romance não ter gárgulas falantes, continua sendo uma história inesquecível com uma escrita maravilhosa. Quasimodo tem uma amizade com La Esmeralda após salvá-la da sentença de morte, porém o final se mostra muito mais sombrio que estamos acostumados com o filme da Disney.

12- Forrest Gump – Winston Groom

Por que você deve lê-lo: Porque Forrest passa por uma excessiva quantidade de aventuras nonsense que vão te manter preso ao livro. Tão abobalhado quanto amável, Forrest é 100% a estrela dessa comédia e não há nada, NADA!, que esse personagem icônico não consiga fazer.

13- Psicopata Americano – Bret Easton Mellis

Por que você deve lê-lo: O editor original cancelou sua primeira publicação – e se um livro potencialmente banido não é intrigante o suficiente para você, então talvez você o aproveite caso seja um fanático de histórias de horror. Um homem de Wall Street de dia, e um maníaco assassino à noite, não há explicação para os atos de violência pavorosa desse personagem, que é tratado como uma crítica social à sociedade dos dias de hoje.

14- Falcão Negro em Perigo – Mark Bowden

Por que você deve lê-lo: Esse é um tipo de história de abalar o coração com surtos de adrenalina que vão te fazer passar noites em claro com o livro aberto em mãos. Baseada em eventos reais, a história nos recorda uma missão na Somália em 1993, na qual os EUA adentraram em uma batalha brutal de 15 horas com a milícia somali. Toda a pesquisa contida nesse livro o torna extremamente emocionante.

15- O Diário de Bridget Jones

Por que você deve lê-lo: Pois a protagonista é repleta de falhas realistas e a narrativa é carregada de um tom engraçado e honesto. Bridget faz confidências ao seu diário sobre tudo, inclusive a sua busca pelo rapaz ideal. Seus conflitos diários se relacionam entre si e trazem uma carga humorística ao mesmo tempo. O livro é alegre e reconfortante ao mesmo tempo.

16- A ilha do Tesouro – Robert Louis Stevenson

Por que você deve lê-lo: Apesar de a versão Disney conter navios voadores, o conto clássico de Stevenson não pode ser esquecido! É uma história atemporal de piratas, que te fará imergir nas suas descrições ricas e te jogar direto numa aventura com a quantidade perfeita de suspense e empolgação.