5 grandes autores de apenas um romance

Artes, Destaque, Listas, Romance

Assim como existe os chamados “cantores de um sucesso só”, na literatura também nos deparamos com autores de apenas um romance publicado. Mas isso não os torna menos importantes, ou significativos. Em fato, alguns livros desta lista estão entre os maiores clássicos, e entre os maiores influenciadores literários!

Vamos à eles!

1- Sylvia Plath, A Redoma de Vidro

Resultado de imagem para a redoma de vidro

A americana Sylvia Plath tornou-se mundialmente conhecida por seus poemas. Esposa de Ted Hughes, também poeta reconhecido, estreou no universo literário com sua antologia de poemas intitulado, Ariel, mas foi apenas em 1963, com seu primeiro e único romance, quase auto biográfico,  A Redoma de Vidro, que Plath conseguiu sua imortalidade literária.

2- Emily Brontë, O Morro dos Ventos Uivantes

Resultado de imagem para o morro dos ventos uivantes

Criada no seio de uma família de escritores, assim como Plath, Brontë iniciou-se na escrita através de poesia. Até que, em 1847, sob o pseudônimo de Ellis Bell, publicou seu tempestuoso e singular romance, O Morro dos Ventos Uivantes, que com sua gótica e pesada narrativa, continua sendo uma obra arrebatadora e impressionante, mesmo nos tempos atuais.

3- Margareth Mitchell, E O Vento Levou

A escritora e jornalista Margareth Mitchell, publicou E o Vento Levou em meados de 1936, após dez anos escrevendo-o. Ganhou o prêmio Pulitzer e National Book Award, logo no ano seguinte ao seu lançamento. Devido à grande comoção de sua obra, Mitchell passou o resto da vida recebendo congratulações, e por isso, alega não ter tido inspiração para outra obra.

4- Oscar Wilde, O Retrato de Dorian Gray

Resultado de imagem para o retrato de dorian gray livro

Exímio dramaturgo e poeta, publicou seu único romance, O Retrato de Dorian Gray, em 1890, como uma estória periódica na revista mensal Lippincott’s Monthly Magazine. Sendo alvo de severas críticas morais de sua época, o romance foi acusado de violar as leis que protegiam a moralidade pública. Mas Wilde lutou por ele, e em 1891, ele ampliou e revisou a edição da revista, publicando-o como um romance independente.

5- Ralph Ellison, Homem Invisível

Resultado de imagem para livro o homem invisível ralph ellison

Lançado em 1952, o romance O Homem Invisível, aborda temas sociais e mesmo intelectuais, que a comunidade negra enfrentou no começo do século XIX. Venceu o prêmio National Book Award for Fiction, e posteriormente em 1998, a editora Modern Library, o colocou na lista dos “100 melhores romances em língua inglesa do século XX”. O The New York Times, descreveu Ellison como um dos maiores autores de todos os tempos.