Charms of War: Artista sírio retrata crianças que sofrem os impactos da guerra

Artes, Destaque, Imagens
“Arte é ação!”
Abdalla al Omari

José Saramago sempre gostava de repetir sobre a violência de toda guerra. O impacto de seus efeitos na vida das pessoas é devastador. O mundo da casa, do trabalho e da convivência, se torna, muitas vezes, impraticável, silencioso. Não é a toa que Walter Benjamin chegou a dizer em O Narrador sobre a experiência dos soldados que voltavam mudos da guerra. O pior deste impacto, no entanto, se dá nas crianças. Enquanto seres em formação, as crianças precisam a se adaptar a um ambiente inóspito e nada propício ao aprendizado. Além disso, precisam ver a todo momento partes de sua cidade ser lentamente destruída. Isto sempre ao lado do espectro da morte.

Syrian Child

Pensando nisso, o artista sírio Abdalla Al Omari criou o projeto Charms of War, em que ele retrata crianças sírias que sofreram e ainda sofrem com a violenta experiência da guerra. Em seu site, ele afirma:

“O objetivo principal do projeto Charms of War é mostrar que a arte pode não só representar o impacto destrutivo da guerra nas crianças, mas também possibilitar apoio e suporte para a Síria e seus cidadãos. Arte é ação!”

E como podemos ajudar?

Ele vende cópias originais do trabalho, em formato de poster, sobre a exposição solo que ele apresentou na Livraria do Parlamento Nacional da Georgia, em Sbilisi, em 2013. A ideia é arrecadar dinheiro que será integralmente doado para organizações que prestam apoio humanitário na Síria.

603274_362325557176022_1352472592_n.jpg

Por este motivo, não vamos postar todos os quadros aqui no site, mas você pode conferi-los AQUI!

Para mais informações, acesse o site:
http://www.abdallaomari.com/charms-of-war-project/
ou mande um email para:
abdalla_omari@hotmail.com