Veja diferentes edições de livros de Edgar Allan Poe

Imagens, Leituras, Matérias Literárias

O escritor americano Edgar Allan Poe, cujo nome é referência tanto em relação a contos em geral, quanto a poesia e ao gênero do terror, pelo qual ele é mais conhecido. Autor do inesquecível poema O Corvo, ensaios como A Filosofia da Composição, entre outros, e de contos dos mais diversos tipos, desde terror, humor negro, ficção científica e investigação policial (seu detetive Dupin foi a inspiração para o Sherlock Holmes de Doyle!), Poe já é figura marcante na cultura ocidental. Suas obras já foram adaptadas para o cinema diversas vezes, assim como inspiraram músicas, quadrinhos e até jogos. A obra de Poe tem, entre suas diversas características, um aspecto bastante visual, o que ajuda com a criação de mídias visuais relacionadas aos contos e poemas. As descrições de ambientes como A Casa de Usher, de personagens marcantes como O Corvo, a Morte Vermelha ou o Gato Preto e até mesmo de objetos como O Retrato Oval são bastante gráficas e de fácil reconhecimento, o que faz com que tais obras sejam frequentemente usadas de inspiração para pinturas, filmes e outros tipos de artes visuais. E as edições nas quais estas obras estão presentes muitas vezes vêm acompanhadas de ilustrações ou algum tipo de arte que remeta aos contos. E é isso o que veremos na lista abaixo: diversas edições da obra de Poe, muitas delas ilustradas, outras não, mas o importante a ser observado não é somente o fato de as obras terem ou não ilustrações, mas como a atmosfera da escrita de Poe foi recriada diferentemente por cada editora, tanto na capa quanto em detalhes internos da edição.

Começando pelas edições nacionais e pela mais antiga da lista, esta aqui é da editora Abril e pode ser encontrada em sebos, se você tiver sorte e um pouco de persistência para procurar.

A edição abaixo é da editora Tordesilhas. Pode ser encontrada na maioria das grandes livrarias e vem repleta de ilustrações de Harry Clarke. Esta edição vem com uma dust jacket (aquelas capas protetoras que podem ser removidas) e seu interior é de uma hard cover escura.

A edição abaixo é da editora Darkside. Famosa por suas belíssimas edições, não foi diferente com o livro de Poe. A edição traz uma introdução e os contos e poemas divididos por temas, cada obra acompanhada de uma bela ilustração.

O livro abaixo é a edição trilíngue do poema O Corvo, lançada pela editora Empíreo. A edição traz o poema original, a tradução de Baudelaire para o Francês e as traduções de Machado e Pessoa para o Português, assim como o ensaio A Filosofia da Composição, no qual Poe fala sobre o processo de composição do poema. A edição é ricamente ilustrada.

Outra editora nacional que recentemente lançou obras de Poe foi a Martin Claret. Foram lançadas duas diferentes edições nas quais os contos vem selecionados por tema: a primeira foi terror e suspense, a segunda tem como foco os contos relacionados a amor e morte.

Agora que já vimos as principais edições nacionais de Poe, veremos algumas das mais marcantes edições que trazem as obras do escritor em seu idioma original. Algumas edições em inglês imperdíveis para leitores do autor que entendem bem o idioma são da Barnes & Noble: a editora já lançou várias belas edições incluindo a obra completa de Poe, ou edições com todos os poemas e contos. Veja abaixo algumas delas.

Uma edição muito diferente e interessante para leitores que gostam de livros ilustrados de formas mais originais é o Steampunk Poe. Originalmente lançada em inglês pela Running Press, chegou no Brasil em português pela editora iD. Veja abaixo o booktrailer e algumas das ilustrações.

Depois de Poe em versão Steampunk, sabe o que falta? Pop-up Poe! No entanto, não falta não, pois temos não somente uma, mas duas edições de Poe com ilustrações em pop-up, isso mesmo, aquelas que pulam para forma do livro!

Uma delas se chama The Illustrated Edgar Allan Poe, lançada pela editora Canterbury Classics, e inclui diversos contos acompanhados de belas imagens macabras que pulam do livro quando você o folheia.

O último livro da lista é se chama Raven: a Pop-up Book. É o poema mais famoso de Poe transformado em encantadoras ilustrações em Pop-up (ou seriam em Poe-up?).

Veja mais sobre o livro aqui.