5 argumentos para convencer alguém a mergulhar no mundo da leitura

Destaque, Matérias Literárias, Notícias
Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.
Fernando Pessoa

Quem ama ler sabe que, muitas vezes, um livro pode ser a melhor companhia. Seja na bolsa ou na mochila, estar acompanhado de um livro é garantia de que, onde quer que se esteja, não haverá solidão nem tédio. Entretanto, não são muitos os leitores em nosso país. A estimativa é de que grande da população nunca comprou nenhum livro na vida e sequer possui um livro em casa. Pensando nisso, o blog português Certas Palavras listou 5 razões para gostar de ler e nós achamos a lista sensacional. Entretanto, identificamos que a lista tem uma capacidade ainda maior: ela pode fazer pessoas que não leem darem uma chance para o mundo dos livros e, quem sabe, compartilharem a paixão com a gente.

Confira agora os 5 argumentos para convencer alguém a mergulhar no mundo da leitura:

1- Os livros ajudam a passar o tempo (e não nos deixam perder tempo)

Com um bom livro na mão, nunca perdemos tempo: numa fila, no ônibus, parados na rua à espera de alguém — todo lugar é bom para ler e ganhar esse tempo que, de outra forma, ficaria perdido para sempre.

2- Os livros matam curiosidades

 Somos uns animais muito curiosos. Para além da curiosidade superficial do dia-a-dia, há aquela curiosidade profunda que nos leva a querer saber cada vez mais sobre o mundo e o universo. Os livros são muito bons para alimentar e suprir essa curiosidade. Com um livro da mão, podemos descobrir os segredos do universo, mesmo quando estamos sentados num café, no burburinho da cidade.




3- Os livros nos fazem viver mais (a vida que temos e a vida que lemos)

Não estou falando de viver mais tempo, embora até possa ser o caso de os livros nos permitirem viver mais anos (não faço ideia). Estou falando de viver mais com os anos que temos. Podemos mesmo dizer que os livros nos dão mais vidas: ficamos com a vida que temos e as vidas que lemos, com todas as aventuras, problemas e experiências que nunca viveríamos doutra forma.

4- Os livros nos ajudam a descansar

Estranhamente, as mentes curiosas só descansam quando estão aprendendo algo de que verdadeiramente gostam. Por isso, os livros são o descanso dos cérebros insaciáveis.

5- Os livros nos dão algumas horas de felicidade

Há quem diga que é quase impossível provar que os livros nos tornam pessoas melhores. Talvez. Mas quem gosta de ler concordará que, se não nos tornam melhores pessoas, os livros dão-nos, pelo menos, um pouco de felicidade em certas horas dos nossos dias. Já não é nada mau.

* Esta matéria foi adaptada para o português brasileiro

Fonte: http://www.certaspalavras.net/cinco-razoes-para-gostar-de-livros/