PoemApp, o aplicativo que te mostra onde estão fazendo poesia em todo o Brasil

Artes, Destaque, Notícias, Poesia, Poesia Brasileira

O PoemApp é um aplicativo criado pela poeta e ativista Marina Mara em uma parceria com o MediaLab, da Universidade de Brasília, conforme informações disponíveis no Facebook do projeto. Seu objetivo é mapear, em todo o território nacional, focos de poesia – seja em saraus, bibliotecas, muros ou feiras literárias. A partir do mapa, é possível identificar a quantidade de ações e atividades relacionadas à poesia que cada cidade ou estado brasileiro tem, o que nos permite não ser ver o panorama geral da poesia no Brasil como, também, identificar os potenciais espaços de fortalecimento da produção literária nacional.

E o mapa é surpreendente. Se temos a impressão de que poesia é algo que não agrada a maioria das pessoas, uma rápida visita ao site permite que mudemos um pouco esta percepção: a cena poética do país é viva, pulsante e se expande cada vez mais! Além de tudo, você pode buscar pela sua cidade e ver quais os eventos relacionados à poesia que estão acontecendo por lá.

O app está disponível para ser baixado gratuitamente em dispositivos Android e, ao baixá-lo, o usuário ganha o e-book Profissão Poeta, um guia prático e amoroso sobre viver de poesia, de Marina Mara. Pra quem não tem Android ou smartphone/tablet, também é possível visualizar o mapa através do site do PoemApp.