10 fotomontagens de Grete Stern que vão confundir sua cabeça

Artes, Destaque, Fotografia, Imagens, Listas, Notícias

Mário de Andrade, em texto sobre Jorge de Lima, a respeito das fotomontagens, afirmou:

“a fotomontagem parece brincadeira, a princípio. Consiste apenas na gente se munir de um bom número de revistas e livros com fotografias, recortar figuras, e reorganizá-las numa composição nova, que a gente fotografa ou manda fotografar. A princípio as criações nascem bisonhas, mecânicas e mal inventadas. Mas aos poucos o espírito começa a trabalhar com maior facilidade, a imaginação criadora apanha com rapidez, na coleção de fotografias recortadas, os documentos capazes de se coordenar num todo fantástico e sugestivo. (…) em vez de uma pura brincadeira de passatempo, estamos diante de uma verdadeira arte, de um meio novo de expressão!”

A fotomontagem, como experiência artística – muito comum no começo do século XX, tempo em que a montagem no cinema se tornava quase que uma matéria ou ciência avançada – propicia uma das mais instigantes formas de compor imagens a partir do real para confundir, desdobrar e desmontar este real. Sua capacidade quase infinita de combinações, permite que a força das imagens se imponham diante do esvaziamento das experiências da cidade em nossos últimos séculos e, assim, se transformem em formas de resistência.

Grete Stern (1904-1999) foi uma das grandes fotomontadoras do começo do século XX. No entanto, sua arte foi muito mais que isso. O museu Regall chega a falar de sua obra a partir de “um rigor sem concessões e uma enorme variedade nas temáticas em foco. Registros urbanos, especialmente de Buenos Aires, pesquisas antropológicas, como a série dos aborígines do norte argentino, até o diálogo, nos anos 1940, com o grupo de artistas concretos Madí. O leque de sua produção fotográfica revela sintonia com a intelectualidade da época (retratos de Bertolt Brecht, de Jorge Luis Borges e também de Flávio de Carvalho).”

O NotaTerapia separou 10 fotomontagens de Grete Stern que vão confundir sua cabeça. Confira:





Fonte:
http://www.museusegall.org.br/mlsItem.asp?sSume=21&sItem=236

hhttp://www.iconica.com.br/site/as-fotomontagens-de-jorge-de-lima/