11 filmes para quem quer entender melhor sobre surdez

Destaque, Filmes

A surdez, o centro da problemática do tema aplaudido e repudiado por muitos estudantes do Enem, talvez seja uma espécie de assunto que precisa ser mais discutido entre nós. Diferente do que talvez se imagine, a surdez e a deficiência auditiva estão tão próximas quanto distantes; são próximas porque uma pode levar a outra. Um deficiente auditivo pode chegar a se tornar surdo. Mas um surdo não pode – a não ser por cirurgia e dependendo do caso – obter alguma melhora na percepção de sons.

A deficiência auditiva consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por lesão na orelha ou na composição física e neurológica do aparelho auditivo, má formação (causa genética) ou ainda resultado de sequelas de doenças neurodegenerativas (ou meningite bacteriana e viral, por exemplo. Um indivíduo normal, quando se torna deficiente, começa a perder a percepção dos sons agudos, responsáveis pelo entendimento daquilo que se fala. Com o tempo (de desgaste ou falta de cuidado), o deficiente começa a perder a percepção dos sons graves que limitam a capacidade de escuta daquilo que se fala; por fim, torna-se surdo (ou seja, passa a deixar de ouvir). A surdez é a total ausência de audição (dependendo do caso, o indivíduo pode fazer uma cirurgia – como o implante de cóclea ou prótese auditiva que melhoraria seu estado de surdez).

No Brasil, o INES (Instituto Nacional de Surdos) é o responsável pela formulação de políticas públicas e pelo apoio a sua implementação nas esferas subnacionais do Governo. Sendo uma estrutura do MEC, o portal online está cheio de informes e sistemas que direcionam pessoas surdas e deficientes na tentativa de se ter um melhor desempenho educacional. O NotaTerapia selecionou alguns filmes que podem ser esclarecedores para o melhor entendimento das dificuldades que passam as pessoas com tais limitações. Confira:

1- A Cidade das Tristezas – City of Sadness (Beiqing chengshi – Taiwan/1989)

O filme fala sobre uma família e seu filho mais novo surdo é preso durante o massacre de 1947.

2- A Diferença (Brasil/2005, curta metragem)

Uma história de amor entre uma surda e uma pessoa normal.

3- Adorável Professor (Mr. Holland – EUA/1995)

Professor de música tem um filho surdo.

4- Aliados contra o crime (Fuzz – EUA/1972)

Esposa de um policial é surda e tratada com simpatia e um bandido conhecido como “O Homem Surdo” é desprezado por sua deficiência.

5- Amour Secret (Stille Liebe – Suíça/2001)

Romance entre casal de surdos.

6- Ana (Brasil/2004, curta metragem)

Ana é surda e mora isolada com seu irmão e sua mãe. Um dia, se aventura fora do mundo familiar.

7- A Vida Secreta das Palavras (La Vida Secreta de las Palabras – Espanha/2005)

Hannah, é introvertida, solitária e parcialmente surda. Um incidente faz com que ela permaneça cuidando de Josef, que sofreu uma série de queimaduras que o deixaram cego temporariamente.

8- Belinda (Johnny Belinda – USA/1948)

História de uma mulher surda sua vida é transformada quando ela é descoberta por um médico que lhe ensina a linguagem dos sinais.

9- Beethoven (Un Grand Amour de Beethoven – França/1936)

Beethoven tem diversos casos de amor e fica noivo de Thérèse de Brunswick por anos. Quando percebe que está ficando surdo e sofre de uma profunda depressão.)

10- Filhos do silêncio (Children of a Lesser God – EUA/1986)

James Leeds é um professor de linguagem de sinais recém-contratado em uma escola para surdos, onde conhece a jovem misteriosa Sarah Norman, uma antiga aluna da escola. À medida que se aproxima para tentar ajudá-la, James se apaixona por ela.

11- Babel (EUA e México/2006)

Um acidente reúne quatro grupos de pessoas de três continentes distintos: dois jovens marroquinos, um casal americano em férias, uma adolescente japonesa surda e seu pai e uma menina mexicana que leva as crianças para o lugar mais alto da fronteira sem permissão de seus pais.