11 livros de contos de fadas (pouco conhecidos) que você precisa conhecer

Listas, Matérias Literárias

O site Goodreads, rede social literária da Amazon, possibilita os usuários de criar listas e votar por seus livros favoritos de determinados temas e gêneros. Em uma seleção de mais de 1756 livros de contos de fadas, modernos ou clássicos, tal como contos recontados ou qualquer ficção com esse cenário, se destacaram os seguintes títulos:

1- Ella Enfeitiçada de Gail Carson Levine

Ella, quando nasceu, foi “amaldiçoada” pelo dom da obediência por Lucinda, uma fada desastrada (mas com boas intenções), que impossibilita a garota de desobedecer qualquer ordem, não importa quão má seja. Durante a infância, Ella manteve uma relação muito próxima com a mãe, Eleanor, que vem a falecer quando a garota está prestes a fazer 15 anos. Anos depois, o pai da protagonista se casa novamente com a cruel Olga por dinheiro, cujas filhas se aproveitam do dom de Ella para fazerem dela sua serva. A garota, então, decide ir atrás de Lucinda para desfazer seu feitiço. Foi adaptado para o cinema em 2004, com Anne Hathaway no papel de Ella.

“Eu desejei que ela nunca parasse de me apertar. Eu desejei que pudesse passar o resto da minha vida como uma criança, sendo ligeiramente esmagada por alguém que me amava”

2- A Princesa Prometida de William Goldman

O clássico de S. Morgenstern é recontado por William Goldman de uma maneira que, de acordo com o próprio autor, exalta as partes boas do original para encantar crianças inteligentes e adultos de olhos grandes. Muitas vezes considerado uma paródia de contos de fadas, “A Princesa Prometida” conta a história de Buttercup, potencialmente a moça mais bela do mundo, que se casa com um príncipe mais bonito do mundo, mas descobre que ele está longe de ser o homem de seus sonhos.

“Quando eu tinha sua ideia, televisão se chamava ‘livros”’

3- As Duas Princesas de Bamarre de Gail Carson Levine

Addie e Meryl são princesas de Bamarre e extremamente próximas, mas também tão diferentes uma da outra quanto o dia é da noite. Meryl é a irmã mais velha e não falha em ser corajosa, sonhando em lutar contra dragões e ogros. Addie, por sua vez, tem medo até de aranhas e confia na irmã sua total proteção. Mas a terra de Bamarre sofre com a “Morte Cinza”, uma doença que atinge Meryl e faz Addie criar bravura para encontrar uma cura e salvar sua irmã.

“Eu não era nenhuma heroína. Os desejos mais queridos do meu coração eram de segurança e tranquilidade. O mundo era um lugar perigoso, errado para gente como eu”

4- Stardust: O mistério da Estrela de Neil Gaiman

 

Tristan Thorn é um jovem de parentesco mágico que deixa sua aldeia mundana na Inglaterra vitoriana para ir atrás de uma estrela caída, após sua amada prometer que se casaria com ele caso o fizesse. Tristan tem contato com a terra encantada fora de seu vilarejo pela primeira vez e mal imagina que a estrela é procurada por uma bruxa e um príncipe. Adaptado para o cinema em 2007, com Charlie Cox e Claire Danes.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

“Cada apaixonado é, em seu coração, um louco e, em sua cabeça, um menestrel”

5- A Fera de Alex Flinn

Famoso por sua versão cinematográfica de 2011 com Vanessa Hudgens e Alex Pettyfer, A Fera é uma adaptação moderna de A Bela e a Fera narrado pelo próprio “antagonista”. Kyle Kingson era um jovem bonito, rico e inteligente, cuja arrogância custou sua própria beleza ao humilhar Kendra, uma colega da faculdade – uma bruxa. Kyle então passa uma temporada exilado no Brooklin, onde precisará encontrar um jeito de quebrar a maldição.

“Só porque algo é bonito não quer dizer que é bom”

6- O Castelo Animado de Diana Wynne Jones

Na terra de Ingary, ser a mais velha de três irmãs significa ser a menos afortunada. Enquanto suas duas irmãs mais novas seguem caminhos novos e interessantes, Sophie precisou cuidar da chapelaria da família. Infelizmente, se depara com a Bruxa das Terras Isoladas, que a transforma em uma senhora de 90 anos. Sozinha e sem rumo, Sophie começa a trabalhar para o terrível Mago Howl e promove uma grande transformação no castelo, onde também moram o aprendiz Michael e o demônio do fogo Calcifer. O último, entretanto, percebe que algo está errado com Sophie e propõe que ela o ajude a quebrar o pacto com o Mago para, em troca, quebrar a maldição da Bruxa. “O Castelo Animado” foi transformado em um filme por Hayao Miyasaki em 2006 e indicado ao Oscar de melhor filme de animação.

 “Se eu te der uma dica e disser que é uma dica, ela será informação”

7- O Livro dos Mil Dias de Shannon Hale

Ao recusar casar-se com um homem escolhido por sua família, Lady Saren foi colocada em uma torre onde deverá passar sete anos. Sua criada, Dashti, se voluntaria para tirar Saren da solidão e fazer companhia até que esse período terminasse, mas logo se vê perdida na rotina monótona. Com a chegada de dois pretendentes de Lady Saren, as moças serão confrontadas por esperança e medo. Baseado no conto “A Donzela Malvina” dos irmãos Grimm.

“Mamãe costumava dizer, você tem que conhecer alguém por mil dias antes que você possa vislumbrar sua alma”

8- A Filha da Floresta de Juliet Marillier

“A Filha da Floresta” é o primeiro volume da série Sevenwaters e conta a história de Sorcha, a sétima filha do Lorde Colum, também um sétimo filho, enfeitiçado por sua nova esposa Lady Oonagh. Sorcha e seus irmãos, todavia, não se encantaram pela feiticeira do mesmo jeito e são aprisionados por ela, com um feitiço que apenas Sorcha e sua força silenciosa pode quebrar.

“Tudo que restou para ele foram as lembranças de cada momento em que ela lhe pertenceu. Era tudo que ele tinha, e sem ela se sentiria sozinho”

9- Cinder de Marissa Meyer

Essa nova versão de Cinderela foge do esperado ao transformar a mocinha em uma mecânica pobre, humilhada pela madrasta e meias-irmãs, que também é um ciborgue. Sim, isso mesmo. Mas Cinder começa a questionar sua situação quando conhece o príncipe Kai, que a visita na oficina para consertar seu androide.

“Mesmo no futuro a história começa com ‘Era uma vez’”

10 – Wicked de Gregory Maguire

Muitas pessoas conhecem O Mágico de Oz e a história de Dorothy, mas Gregory Maguire decidiu escrever seu livro sobre a vilã Bruxa Maligna do Oeste e o que a transformou na pessoa mais temida de Oz. Descobrimos, então, que a Bruxa Maligna não é tão maligna assim e que até o Homem de Lata foi vítima de violência doméstica. O livro foi transformado num dos musicais mais rentáveis da Broadway em 2003, com Idina Menzel e Kristin Chenoweth.

“As pessoas que afirmam que são más geralmente não são piores do que o resto de nós… São com pessoas que afirmam que são boas, ou de qualquer maneira melhor do que o resto de nós, que você tem que ser cautelosa”

11- Os Contos de Beedle, o Bardo de JK Rowling

Mencionado pela primeira vez em “As Relíquias da Morte”, é um livro de cinco histórias infantis onde podemos encontrar o “Conto dos Três Irmãos” e outros contos que se passam no mesmo universo de Harry Potter.

“Machucar é tão humano como respirar”

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});