China inaugura a biblioteca mais futurista do mundo com mais de 1 milhão de livros!

Destaque, Matérias Literárias, Notícias

[Via Universo Abierto]

A Biblioteca Tianjin Binhai é um centro cultural de 33.700 m² que conta com um luminoso auditório esférico do qual se podem ver estantes em cascatas de livros do chão até o teto. As estantes onduladas são a principal característica do edifício e são utilizadas tanto para separar os espaços como para criar escadas e assentos. A biblioteca Tiankjin Binhai foi desenhada e construída em tempo recorde, levando apenas três anos, devido ao tempo imposto pelo município para a finalização da obra.

Foi a empresa de arquitetura holandesa MVRDV que projetou esta biblioteca: o lugar perfeito para os amantes de literatura. No centro está um globo – onde fica o auditório – a partir do qual parece emanar a restante construção, que consegue imediatamente “capturar” quem a visita. Nesta biblioteca vivem mais de 1 milhão de livros, mas também espaços de ensino, salas de leitura, escritórios, salas de reuniões, entre outros. A cave tem ainda mais espaço, para o armazenamento de livros e para um gigante arquivo.

Cobrindo um enorme espaço de 33.700 m², o exterior retilínio da biblioteca se define por um átrio interior topográfico que leva até o auditório central, chamado de “Olho de Binhai”.

Confira algumas fotos da biblioteca:

MVRDV

MVRDV

MVRDV

Fonte:
https://universoabierto.org/2017/11/06/china-inaugura-la-biblioteca-mas-futurista-de-la-historia-en-de-tianjin/
https://www.idealista.pt/news/imobiliario/internacional/2017/11/09/34813-esta-biblioteca-da-china-parece-do-outro-mundo