10 filmes ingleses dos anos 90 que você precisa assistir

Cinema

[Postado por Canto dos Clássicos]

Gosta de cinema? De conhecer filmes de diferentes países? O bacana de assistir filmes de todo canto do mundo e conhecer como cada cultura se utiliza da estética e da narrativa do cinema para contar histórias. Assistir um filme estrangeiro é entrar em contato com a potência, as fraquezas e a cultura de um país. Confira, abaixo, 10 filmes ingleses sensacionais que você precisa conhecer para, assim, adentrar um pouco o incrível universo da Inglaterra!

1- The Commitments – Loucos pela Fama, de Alan Parker (1991)

The CommitmentsEm Dublin, jovens irlandeses lutam para formar um grupo dedicado à música soul. Consumidos por suas paixões, seus desentendimentos e reconciliações, eles levam adiante o sonho de passar da obscuridade para a fama.

2- Nu, de Mike Leigh (1993)

Nu 1993Johnny reúne todas as carcterísticas de um anti-herói dos anos 90: é frio, cínico e imoral. Mas pode também ser delicado e apaixonado. Nos cenários de Londres, em lugares que muitos preferem não enxergar, violência e gentileza, comédia e tragédia caminham lado a lado.

3- Em Nome do Pai, de Jim Sheridan (1993)

em nome do pai 2Gerry era um pequeno delinqüente de Belfast, durante os anos 70. Depois de ir para a Inglaterra, é injustamente acusado como um dos quatro terroristas de Guildford, pegando prisão perpétua e descobrindo, aos poucos, suas forças mais profundas para lutar contra tal injustiça.

4- Quatro Casamentos e um Funeral, de Mike Newell (1994)

Quatro Casamentos e um FuneralCharles (Hugh Grant) é um solteirão que nunca quis nada sério com ninguém, até conhecer uma envolvente mulher, por quem se apaixona. Sua complicada situação de assumir relacionamentos pode mudar depois de três outros casamentos e um funeral, que dão título ao longa. Indicado ao Oscar de Melhor Filme e Roteiro Original.

5- Cova Rasa, de Danny Boyle (1994)

Cova RasaAlex, David e Juliet, que dividem um apartamento, concordam em permitir que Hugo, um desconhecido, vá morar com eles, mas logo ele aparece morto, vítima de overdose. Entre seus pertences existe uma mala cheia de dinheiro, que faz com que a vida deles seja alterada de forma brutal.




6- As Loucuras do Rei George, de Nicholas Hytner (1994)

As Loucuras do Rei GeorgeA história relata os momentos no qual lucidez e loucura se alternam no monarca George III, lembrado por muitos como o rei que, em razão da sua dura forma de governar, acabou perdendo as colônias na América. Quando seu estado de saúde se mostrou crítico, seu filho tudo fez para se tornar príncipe-regente da Inglaterra.

7- Trainspotting – Sem Limites, de Danny Boyle (1996)

trainspotting 2Para escaparem da moderna vida tediosa e do dia-a-dia frustrante de sua cidade, um grupo de jovens resolve se entregar à heroína. As consequências chegam em pouco tempo, e a ruína para eles não será pequena.

8- Segredos e Mentiras, de Mike Leigh (1996)

Segredos e MentirasUma criança negra é abandonada pela mãe e adotada. Após a morte de seus pais adotivos, Hortense (Marianne Jean-Baptiste) decide procurar seus verdadeiros pais. Porém, em sua busca, acaba descobrindo que sua verdadeira mãe é de cor branca e tem outra filha.

9- Ou Tudo, Ou Nada, de Peter Cattaneo (1997)

Ou Tudo Ou NadaSeis homens desempregados estão desesperados por dinheiro. Então, inspirados em um show de striptease, decidem que também podem ganhar dinheiro montando seus próprios shows. Porém, neste pretendem oferecer o que nenhum outro já fez, que é um “tudo ou nada”, ou seja, pretendem ficar completamente nus, o que acaba criando controvérsia na comunidade em que vivem.

10- Ratcatcher, de Lynne Ramsay (1999)

RatcatcherDublin, década de 70. Um garoto vê uma amigo se afogar, sem ter alguma reação. Logo, tudo ao seu redor parece ter o mesmo destino, seja o pai que perambula por vários trabalhos, ou a amiga de vida fácil, que é seu único consolo. Mas, para abdicar a essa vida, dar um fim a sua própria parece sua única solução. Retrato cruel, minucioso e, por mais incrível que seja, real de uma juventude perdida e longe dos olhos do mundo.

[Matéria original no link: http://www.cantodosclassicos.com/10-otimos-filmes-ingleses-dos-anos-90-que-voce-precisa-assistir/5/]