5 séries sobrenaturais com protagonistas femininas

Séries

As séries de TV estão cada vez se aprimorando mais em questões de roteiro e construção de personagens. Algumas acabam se perdendo na história, como foi o caso de Heroes, outras arrastam por mais de dez temporadas um roteiro um pouco repetitivo, como é o caso de Supernatural, só porque os personagens fazem sucesso com os fãs, e outras são encerradas com finais bastante polêmicos, como foram os casos de Lost e Dexter. Porém, algo em comum em muitas séries costumava ser o protagonismo masculino: um bom exemplo disso é o próprio Supernatural, que apesar de ser uma série muito bem desenvolvida (ou assim era, até algumas temporadas atrás), é marcada pela presença constante de protagonistas masculinos. O mesmo ocorre em séries que levam o nome dos protagonistas, como House, Dexter, Castle, Sherlock, etc.

Porém, nos últimos tempos, vem sendo cada vez mais comum o surgimento de séries com protagonistas femininas, e não somente com histórias de romance ou tramas adolescentes, como foram os casos de Gilmore Girls ou Gossip Girl, mas com personagens femininas que são verdadeiras heroínas, muitas vezes com poderes sobrenaturais, de maneira a inspirar as telespectadoras a se identificar e se inspirar a ser mais, assim como também pode ocorrer com personagens masculinos com ambos os gêneros, porém o fato de vermos mais garotas, mais mulheres, em ação e salvando o mundo na TV é definitivamente inspirador. Claro que isso não é novidade, pois nos filmes do Alien nos anos 70 e 80 já víamos Sigourney Weaver enfrentar aliens sozinha, assim como já havia o seriado da Xena nos anos 90, porém, é interessante ver como o número de protagonismo feminino cresceu e ganhou seu espaço nas telas nos últimos tempos. E um tipo de série que têm tido cada vez mais protagonistas mulheres são os seriados sobrenaturais, com zumbis, vampiros, monstros, etc.

Veja abaixo uma lista de séries e comente sugerindo mais, acaso falte alguma que você conheça.

  1. Buffy

É impossível falar de seriados com protagonistas femininas sem falar de Buffy. A caça-vampiros foi uma das primeiras grandes heroínas da TV e, apesar de ter uma força sobrenatural por ter sido a escolhida como caça-vampiro, a maior força de Buffy não é aquela usada nas lutas contra vampiros e monstros (que já é uma força incrível), mas sua resistência psicológica a tempos difíceis os quais ela enfrenta na série, problemas que todos nós, homens e mulheres, enfrentamos, e as maneiras como ela resiste a tudo e segue em frente é sempre inspirador. Além do mais, o bom humor da personagen, que faz piadas até enquanto luta contra os vampiros, é um dos pontos fortes da série. Além disso, Buffy foi uma das primeiras séries a mostrar um relacionamento lésbico na TV, entre as personagens Willow e Tara, o que foi bastante inovador para os anos 90. A série teve início de 1997 e sua sétima e última temporada foi ao ar em 2003. Depois, ainda tivemos o spin-off Angel, sobre o vampiro que foi o primeiro namorado de Buffy. Além disso, a história de Buffy continuou em algumas edições de quadrinhos.

  1. Stranger Things

Quando todos os problemas de uma cidade podem ser resolvidos por uma menina de doze anos, é porque essa garota é muito forte, em todos os sentidos. Em Stranger Things, vemos uma pequena cidade ser aterrorizada por acontecimentos como o desaparecimento de um menino, Will, seguido do desaparecimento de uma jovem, Barb. Enquanto procuram por Will, os meninos, Mike, Lucas e Dustin, encontram uma estranha garota com cabelo raspado e roupas de hospital. A menina a princípio não fala quase nada e tem em seu pulso o número 11. Eles começam a chamá-la de Eleven. Quando a situação de complica, Eleven sempre consegue usar seus poderes telecinéticos para salvar os amigos.

  1. Bitten

Como primeiro seriado de lobisomens protagonizado por uma mulher, Bitten inova mostrando uma jovem que foi mordida e virou a primeira lobisomem mulher do mundo. No início, ela tenta deixar a cidade onde foi mordida e ir viver uma vida normal, como humana, sem poder revelar a ninguém seu segredo sobre ser uma criatura sobrenatural. No entanto, coisas ruins acontecem na cidade de sua matilha, e Helena, a jovem lobisomem, precisa voltar para casa para ajudar a salvar sua família de outros lobisomens que vêm atacando-os. O seriado teve seu roteiro baseado na série de livros Otherworld, escritor por Kelly Armstrong.

  1. iZombie

Em um mundo onde zumbis não são criaturas sem consciência, pelo menos não a princípio, vemos uma jovem chamada Olivia, ou Liv, como é conhecida pelos amigos, a qual foi mordida em uma festa em um barco e foi infectada com o vírus que transforma as pessoas em zumbis. Porém, se ela se alimentar com frequência, ela mantém a consciência, e ainda tem um extra: quando ela come um cérebro, ela adquire algumas memórias do morto, o que acaba sendo útil para que Olivia ajude em investigações policiais. A série é baseada nos quadrinhos de mesmo título, escritor por Chris Roberson e ilustrados por Michael Allred.

  1. Santa Clarita Diet

Esta série é uma comédia, e até o momento possui apenas uma temporada, mas é tão leve de assistir que dá para ver tudo em um só dia. A história é sobre uma mulher que, repentinamente, parece ficar doente, e depois começa a ter fome de carne humana. A protagonista é casada e tem uma filha adolescente. Sua família demonstra entender e apoiar o fato de ela precisar de carne humana para sobreviver e eles acabam sempre dando um jeito de obter este alimento um tanto exótico.