Um país em que a tradição do Natal é a troca de livros

Matérias Literárias, Pra Conhecer

A Islândia, pequeno país nórdico europeu com menos de 350 mil habitantes, considerado um dos mais desenvolvidos do mundo, possui como tradição de Natal a troca de livros. Após a reunião familiar, a distribuição de presentes e as trocas de livros são realizadas. Denominado de “Jólabókaflóð”, que significa algo como uma “inundação de livros de Natal”, incentiva essa prática. Mesmo em outras épocas, o estimulo à leitura é sempre evidenciado. Alguns meses antes do Natal, um catálogo com os novos títulos do ano, “bókatíðindi” é distribuído aos lares islandeses e também pode ser acessado online.

Essa prática remonta a Segunda Guerra Mundial que devido a restrições de importações durante a guerra, deu origem à tradição de dar livros que eram impressos no próprio país.

Em 2003, a paixão pelos livros levou a capital da Islândia ser nomeada cidade da literatura pela UNESCO. Já possui também, em alguns bancos públicos, códigos QR para que a população tenha acesso a audiolivros em inglês ou em islandês.

A troca de livros tem muitos aspectos positivos, pois permite promover o hábito da leitura e a sustentabilidade. Dessa forma, os livros voltam a circular e todos se beneficiam. Além de ser um ótimo presente para qualquer época do ano.

 

Fonte: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/23/cultura/1482488978_468182.html